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Dicas: A influência do descanso na produção de GH durante o treino.

O hormônio do crescimento (GH) promove aumento e desenvolvimento de tecidos corporais, atua no metabolismo de gorduras como fonte de energia, aumenta a taxa de síntese de proteínas e diminui a utilização de carboidratos. Seu efeito no organismo nos permite entender sua importância ao ser relacionado aos objetivos almejados num programa de treinamento de força.

Através de revisão de literatura, o presente estudo teve por objetivo analisar as influências das diferentes variáveis do treinamento de força na concentração de GH. Resultados significativos foram observados em estudos que utilizaram de curtos intervalos de descanso entre séries (entre 30 a 60 segundos comparados a 120 segundos), ativação de grandes ou vários grupos musculares, e ordem de exercícios que priorizavam os exercícios multiarticulares no início da sessão. 

Conclui-se que, se os objetivos almejados puderem ser favorecidos por uma maior concentração de GH no sangue, é de se considerar a manipulação de tais variáveis na elaboração do programa, visto que exercem influências positivas na secreção desse hormônio, mas vale ressaltar que nem todos os indivíduos apresentarão o mesmo aumento devido os diversos fatores que podem intervir na secreção do GH, como fator nutricional, capacidade de esforço, idade, sexo, ação de outros hormônios, entre outros. O GH parece ser altamente responsivo a treinamentos de alta demanda metabólica, por isso, intervalos curtos são favoráveis. 
Quando testados os intervalos acima mencionados, foi observado que todos exerciam estímulos de secreção após a sessão de TF, mas o intervalo de 30 e 60 segundos mostraram maiores aumentos tanto logo após a sessão, como também 5, 15 e 30 min após o término. Exercícios multiarticulares também mostraram ser ótimos estimuladores principalmente se realizados no início do treino, que serão realizados com maior intensidade devido a menor fadiga no início da sessão e por exigir ativação de diversos grupos musculares.
Ou seja, não enrole no treino! Seu descanso é tão importante quanto sua série. Descanse apenas o suficiente para aguentar fazer de novo.
Fonte¹: HorsePower Pro
Fonte²: A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA SECREÇÃO DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO” 
- Christine Megumi, 2013

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