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T-M Bem Estar: Diferença entre correr na rua e esteira.

A prática da corrida vem ganhando uma popularidade cada vez maior na sociedade. Este fenômeno deve-se, sobretudo ao fácil acesso da população e ao baixo custo relacionado à aquisição dos equipamentos necessários a prática da corrida. 

Além disso, a preocupação por um estilo de vida saudável por parte da população e o aumento na profissionalização da corrida através da criação e aumento na quantidade de assessorias esportivas também são fatores responsáveis pela popularização do esporte.

Sendo assim, a prática da corrida pode ser desenvolvida em diversos ambientes, seja nas ruas e parques ou esteiras presentes nas academias. No que se refere a este aspecto, os dois ambientes apresentam algumas particularidades que influenciam diretamente o desempenho do corredor. 


Na corrida realizada na rua existe uma maior ativação dos músculos estabilizadores em função das imperfeições do piso ou tipo de piso, sendo que a resistência do ar também é maior neste ambiente. Desta forma, o gasto calórico da corrida na rua é superior em relação a prática da corrida na esteira para as mesmas velocidades. O consumo de oxigênio e a freqüência cardíaca chegam a ser aproximadamente 10-20% maiores na rua em relação a esteira para as mesmas velocidades.

Na esteira os músculos estabilizadores trabalham com uma menor intensidade devido ao fato do piso ser estabilizado neste ambiente. Este fator faz com que a freqüência cardíaca e o consumo de oxigênio sejam menores na esteira quando comparados a corrida na rua para as mesmas velocidades. As passadas tendem a ser constantes e mais longas na esteira em relação à corrida na rua devido a regularidade do tipo de piso existente nas esteiras.


A seguir seguem algumas vantagens e desvantagens da corrida na esteira:

Vantagens:

Não existe a resistência do vento, tornando a corrida mais confortável;
A esteira oferece um sistema de amortecimento, reduzindo o risco de lesões por impacto;
A esteira apresenta recursos para controlar a velocidade, distância e inclinação;
Na maioria das vezes as esteiras estão posicionadas de frente para o espelho, possibilitando a correção da postura durante a corrida;
Maior facilidade no controle da freqüência cardíaca e pressão arterial;
Não sofre interferências climáticas;

Desvantagens

O treinamento somente na esteira não prepara para as competições;
O desgaste é menor em relação a corrida na rua, o que implica um menor gasto calórico;
Desta forma, o treinamento na rua é fundamental para os indivíduos que almejam uma melhor preparação física para as provas de corrida, que ocorrem na maioria das vezes aos finais de semana. Porém, este fator não significa que os treinamentos na esteira devam deixar de ser levados em consideração nas planilhas de treinamento.
É muito comum os atletas realizarem os treinos longos (treinos com uma quilometragem maior) nas esteiras, uma vez que este tipo de treino realizado na rua pode ser extremamente exaustivo para as articulações e tendões. No entanto, no treinamento para atletas a esteira apresenta um papel pequeno, tendo apenas o objetivo de quebrar a rotina de treinamento.
Sendo assim, procure sempre um profissional de Educação Física devidamente qualificado para prescrever e individualizar o seu programa de treinamento, tornando o mesmo mais eficiente e seguro de forma a garantir os resultados de forma satisfatória.

Matéria Editada Por: Treino Monster
Referências Bibliográficas:
Corrida: Bases Científicas do Treinamento – 

Autor: Alexandre F. Machado – 2011 – Icone editora.

1 comentários:

Marden O S disse...

Ótima matéria!!

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