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T-M Suplementos: Devo suplementar apenas no dia de treino ? Saiba mais..

Essa é muito boa. A pouco tempo assistindo a um programa de TV, voltado para o bem estar dos telespectadores escutei de um dos participantes (profissional da área da saúde) que ao ser indagado sobre a necessidade de utilizar a suplementação (no caso Whey Protein) nos dias em que não treinamos afirmou categoricamente: "-Não, não devemos suplementar nos dias em que não treinamos. Nosso corpo não irá absorver o suplemento (Proteína), sendo ainda considerado como excesso."

Ainda estou de boca aberta. Mas enfim, vamos analisar cientificamente (sempre) o que este “profissional” afirmou. Primeiro, você lembra da história da construção do muro na casa do Prof. Eduardo? Pois é, não se constrói o muro em 1 hora, a construção leva alguns dias e durante todo este tempo não podemos deixar de fornecer a matéria prima (tijolos = proteínas) necessária. 


O treinamento é apenas o estímulo para que o músculo se desenvolva. Assim como nós nos comunicamos através da conversa, as células assim também o fazem, porém a conversa celular é um pouco diferente. A comunicação no interior celular acontece pela ativação de algumas proteínas. Uma proteína X uma vez ativada, ativará outra que ativará outra e assim por diante semelhante ao efeito de uma peça de dominó que iniciará a queda de todas as outras.

Diferentes estímulos, ou seja, exercícios com predominância aeróbia (caracterizados pela baixa intensidade e longa duração Ex. Caminhada) ou exercícios com predominância anaeróbia (caracterizados pela alta intensidade e curta duração Ex. Treinamento Resistido/ “Musculação) ativam uma sequencia diferente de proteínas. Ao ativar uma sequência diferente de proteínas é como se escolhêssemos um caminho diferente a seguir, de maneira simples é a mesma diferença entre abrirmos a porta de nosso quarto ou abrirmos a porta da cozinha. São lugares (objetivos/resultados de treinamento) completamente diferentes. Dê maneira um pouco mais técnica, ao aplicarmos um estímulo predominantemente anaeróbio (Ex:. Musculação) ativaremos uma via (caminho/porta) denominada Akt/mTOR. Esta via estimulará o aumento no volume celular (hipertrofia). Em contra partida exercícios predominantemente aeróbios (Ex.: caminhada) estimularão uma via conhecida como AMPK que levará ao desenvolvimento e aumento do número de mitocôndrias (responsáveis pelo aumento da capacidade em realizar atividades de longa duração).


Portanto qualquer contração muscular irá ativar uma destas duas vias, ou seja, irá optar por um destes dois “caminhos ou “portas”. Porém ao contrairmos nossos músculos acabamos causando pequenas lesões (micro lesões) em sua estrutura. Este pequeno desgaste deve ser recuperado, devemos reconstruir o que foi destruído. É como se derrubássemos uma parede e agora temos que levantá-la novamente. Para nosso melhor entendimento vamos fazer uma analogia entre a reconstrução muscular e a história dos 3 Porquinhos. Vamos nos lembrar como funcionava: Para conseguir pegar os porquinhos, o Lobo Mal assoprava a casinha a ponto de derrubá-la. Como os porquinhos reagiam? Fugiam para uma casa mais forte, mais resistente.

Dentro de nosso corpo a história se repete. Ao aplicarmos uma sobrecarga (sopro do Lobo Mal) em nosso músculo ele responderá tornando-se mais forte, mais resistente (reforçando a estrutura da casa). Acontece que esta reconstrução leva um certo tempo, não se reconstrói a casa em algumas horas. Geralmente esta reconstrução leva entre 48 à 72 horas.

Portanto durante todo este tempo devemos manter um fornecimento contínuo (de 3 em 3h) de nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) para as células musculares. Este fornecimento pode ser feito através da alimentação tradicional (refeições sólidas Ex:. Arroz, carne e azeite) ou utilizando-se a suplementação (Ex:. Whey Protein, Waxy Maize e Omegas 3,6 e 9). A escolha pela refeição será feita analisando o momento do dia e o local aonde nos encontramos. Por exemplo, você se encontra na faculdade no meio da aula do Prof. Eduardo. Ainda faltam 50 minutos para o término e você já se passaram 20 minutos do seu horário para se alimentar. O que é mais fácil, prático e não lhe causará nenhum empecilho:

a)sair da sala de aula para ingerir seu filé de frango com batata doce (perdendo assim a explicação do professor);

b)Preparar seu shake proteico (você é esperto e já levou uma garrafa de água para a sala);


Dá para enxergar a diferença? Grande parte dos suplementos possuem esta função, a função de facilitar nossa vida. Em contrapartida quando este mesmo indivíduo estiver no conforto de sua casa, por exemplo na hora de seu almoço, ele obviamente irá optar pela alternativa “A” do exemplo acima. Suplementação não é algo que devemos utilizar somente nos dias de treino, o que faz com que nossas células fiquem maiores e mais fortes é a combinação entre o estímulo aplicado (sessão de treino) e a devida recuperação (nós temos que dar tempo para que o músculo se recupere). Sendo assim devemos suprir nossos músculos durante todo o período da recuperação para assim dia após dia consigamos construir uma casa cada vez maior e mais forte. Portanto #Todo dia é dia de Suplementar.

Matéria Editada Por: Treino Monster
Autor: 
 Otávio Machado, Prof. do Personal College
Fonte: https://www.facebook.com/

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