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Dicas: Lesão ? Oque fazer ? Saiba mais...

Lesão de Brach Warren.
Saiba oque fazer no Momento da Lesão.

Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre o que se deve fazer após uma lesão no esporte (ou mesmo no dia-a-dia). Afinal de contas, deve-se aplicar gelo ou calor após uma lesão?

A resposta é simples. Após a lesão deve-se aplicar gelo!

E por quê o gelo? Porque o gelo diminui o metabolismo das células que estão na região da lesão. Isso é importante, pois essas células estão com pouca irrigação sanguínea (a lesão machucou os vasos sanguíneos da área) e, consequentemente, recebendo menos oxigênio do que precisam. Se continuarem com seu metabolismo normal (ou aumentado, no caso das lesões que ocorrem durante a prática esportiva) essas células se destruirão. Quando isso acontece, os pedaços dela ficam espalhados, e isso atrai líquido na região. Esse líquido forma o edema, o inchaço que observamos na região.

O efeito do gelo é, portanto, diminuir o metabolismo das células através da diminuição da temperatura, evitando assim sua destruição e o consequente aumento do edema.
O processo de reabilitação se torna mais rápido, pois antes de se poder mover ou fortalecer uma articulação ou o músculo, deve haver a redução do edema. Sendo assim, quanto menor for o edema, mais rápida a recuperação. É importante dizer que o edema não se origina do sangramento.

A melhor forma de se aplicar gelo em casa é usando gelo (da geladeira) mesmo. Ponha o num saco plástico ou pano umedecido, e o aplique com leve compressão sobre a região machucada. Deixe-o de 20 a 30 minutos e repita o procedimento após cerca de 2 horas. Pode ser feito várias vezes durante o dia. No caso de articulações menores, como dedos das mãos, aplique por menos tempo, cerca de 10 minutos deve ser suficiente.

E se estiver sentindo dor, formigamento ou perda da sensibilidade devido ao gelo, afaste-o por alguns instantes ou mude levemente o local de sua aplicação. É possível que isso seja falta de costume ou se esteja aplicando diretamente sobre um nervo.

Matéria Editada Por: Treino Monster
Autor de Texto: Dr Claudio Rubens Fisioterapeuta
Fonte do Texto: http://www.optimafisioterapia.com.br

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